domingo, 6 de dezembro de 2009

Imprimindo Vídeos


Durante a performance ao vivo no Simbio Remix, imprimimos ao vivo calendários de verdade e nas telas os calendários escritos pelos visitantes da exposição da Casa do Baile. Adaptamos um sensor numa prensa tipográfica de 100 anos. Foi uma continuidade da exposição, materializando a integração entre o físico e o digital, através de uma interface mecânica/digital.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Um Almanaque de Perdas, Fracassos e Transformações - Clip

Pequena edição dos vídeos e vinhetas exibidos na exposição da Casa do Baile e no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga.
Os vídeos eram acionados a partir dos sensores de presença e movimento.


domingo, 5 de julho de 2009

Simbio Ipatinga - Abertura da Exposição




Da esquerda pra direita: Fred Paulino, Cláudio Santos, Sérgio Mendes, Roberto Bellini e Grace Passô.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Simbio Ipatinga - Montagem da Exposição - Segundo dia


Simbio Ipatinga - Montagem da Exposição - Primeiro dia


Simbio Ipatinga - Problemas na 262




Saímos de BH rumo a Ipatinga às 8 da manhã. Logo na primeria hora da viagem ficamos sabendo que a rodovia estava interditada por causa de um grave acidente. Ficamos duas horas andando a 20 km/h, com fila dupla de carretas e carros dos dois lados. Após sairmos do engarrafamento, nossa van fundiu o motor. Pegamos uma carona em um micro-ônibus com destino a Teófilo Otoni. Depois de alguns sustos na estrada, de menino passando mal e pessoas jogando baralho, conseguimso chegar ao Shopping Vale do Aço.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Simbio's



sábado, 27 de junho de 2009

Simbio Remix

Uma interação ao vivo entre os quatro artistas e seus convidados, junto ao artista e professor mario ramiro, para um happening com live performances, música e projeções interativas.

Na primeira fase do projeto simbio todos os trabalhos destes quatro artistas e seus convidados tratavam, de alguma forma, dos temas ligados à interioridade do sujeito, suas perdas e fracassos, sua busca por lugares de encontros íntimos e da expressão de seus dramas amorosos nos espaços públicos da cidade.

Na mostra que reuniu os quatro trabalhos, o público encontrou na instalação de cláudio santos um canal de expressão de suas entranhas e amargores, tendo experimentado também vagar, como que alienado do mundo ao seu redor, imerso nas dimensões sonoras propostas por grace passô. esse mesmo público pôde também identificar algumas de suas possíveis aventuras fluídicas nos detalhes dos motéis registrados em vídeo por roberto bellini e, da mesma forma, identificar nas frases sobre as discórdias e crises do amor, escancaradas sobre a cidade por fred paulino, algo do seu próprio repertório de desilusões e separações.

E mais uma vez, esse conjunto de interioridades vem a público num formato pouco usual para o circuito das artes visuais. explorando uma relação ainda mais próxima entre seus trabalhos, cláudio santos, grace passô, roberto bellini e fred paulino se lançam numa experiência que os músicos e vjs conhecem bem. Ao propor uma jam visual, sonora e ambiental nos espaços de uma antiga fábrica de tecidos, os quatro artistas buscam criar uma nova trama, uma outra simbiose entre suas poéticas e a forma de exibir seus trabalhos. O que mostra, mais uma vez, que o vasto território das artes visuais continua sendo um dos campos mais abertos à experimentação e à reinvenção de suas próprias fronteiras. 

Mário Ramiro

14 de maio de 2009 - galpão do 104 - praça da estação - belo horizonte - mInas gerais.


quinta-feira, 14 de maio de 2009

Símbio Remix - Montagem e Ensaio Geral (Parte 2)

Segunda seqüência de fotos da montagem e do ensaio geral.





Nas fotos: Grace Passô, Roberto Andrés, Fabiano Fonseca, Fred Paulino, Ricardo EAV, Coquim, Sérgio Scliar, Bernardo Vaz e Roberto Bellini.

Símbio Remix - Montagem e Ensaio Geral (Parte 1)

Ontem fizemos a montagem e o ensaio geral do evento.

Veja as fotos:





Nas fotos: Sérgio Mendes, Mário Ramiro e Tipografia.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Montagem Símbio Remix - Calendários

Ontem, a tipografia - já com o sensor instalado - imprimiu o primeiro calendário na forma que queríamos para o Símbio Remix.

A idéia é que ela imprima os calendários ao mesmo tempo em que aciona mídias. A impressão levará uma citação de B. Traven: "Às vezes acho que o problema hoje em dia é que não destruímos em volume suficiente as coisas e os sistemas que nós julgamos perfeitos".

A propósito, B. Traven foi o grande inspirador do Almanaque das Perdas, Fracassos e Transformações. Homem sem identidade, o famoso autor que ninguém sabia quem era (suspeitou-se de dois presidentes mexicanos, por exemplo) escreveu nos confins do interior do México e chegou a ver uma de suas obras ganhar versão cinematográfica em Hollywood. O Tesouro de Sierra Madre ganhou três Oscars, inclusive o de melhor roteiro.

Abaixo, as fotos da preparação da tipografia para imprimir os calendários no Símbio Remix. Na foto "habitada" da sequência, o colaborador e designer Juliano Augusto ajuda a criar a grade com os tipos.


segunda-feira, 11 de maio de 2009

Montagem Símbio Remix (funcionamento)


Depois de muito dialogar com a tipografia, finalmente conseguimos fazer a coisa funcionar.

Eis uma explicação breve do funcionamento do sistema:

I) O operador executa o movimento de impressão da tipografia.
II) O sensor é acionado através do contrapeso.
III) Um circuito eletrônico que permite a exibição de uma mídia é disparado.
IV) Calendários preenchidos por visitantes das exposição anterior são carregados.
V) A qualquer momento, pode-se chamar vídeos ou textos animados via software.
VI) Em paralelo, trilhas, sons e ruídos são executados ao vivo.



Nas fotos: Guilherme Lessa e Sérgio Mendes (de verde).

Montagem Símbio Remix: tipografia com sensor de acionamento


A três dias do evento, começamos a pôr efetivamente a mão na graxa.

Na sequência de fotos abaixo, confira cenas das seguintes etapas:

1) montar a tipografia
2) estragar a tipografia
3) consertar a tipografia
4) instalar sensor de acionamento na tipografia
5) estragar a tipografia
6) etc, etc.





Nas fotos: Cláudio Santos (em quatro fotos), Sérgio Scliar e Fabiano Fonseca (com o copo na mão).

quinta-feira, 7 de maio de 2009

SÍMBIO REMIX

Um Almanaque de Perdas, Fracassos e Transformações, juntamente com as outras obras que compuseram o Símbio, será reapresentado no próximo dia 14, no galpão da antiga 104 Tecidos (BH), a partir das 20hs.

O Símbio Remix traz como novidades o formato "ao vivo" e o diálogo multimídia dos artistas envolvidos no projeto, com performances musicais, vídeos instantâneos e interações em tempo real. Mario Ramiro, artista e professor paulista, será o maestro e dividirá a cena com suas observações e reflexões.

Venha festejar conosco, traga seus arquivos de áudio e vídeo, e participe!

Clique na imagem para ampliar.