sábado, 27 de junho de 2009

Simbio Remix

Uma interação ao vivo entre os quatro artistas e seus convidados, junto ao artista e professor mario ramiro, para um happening com live performances, música e projeções interativas.

Na primeira fase do projeto simbio todos os trabalhos destes quatro artistas e seus convidados tratavam, de alguma forma, dos temas ligados à interioridade do sujeito, suas perdas e fracassos, sua busca por lugares de encontros íntimos e da expressão de seus dramas amorosos nos espaços públicos da cidade.

Na mostra que reuniu os quatro trabalhos, o público encontrou na instalação de cláudio santos um canal de expressão de suas entranhas e amargores, tendo experimentado também vagar, como que alienado do mundo ao seu redor, imerso nas dimensões sonoras propostas por grace passô. esse mesmo público pôde também identificar algumas de suas possíveis aventuras fluídicas nos detalhes dos motéis registrados em vídeo por roberto bellini e, da mesma forma, identificar nas frases sobre as discórdias e crises do amor, escancaradas sobre a cidade por fred paulino, algo do seu próprio repertório de desilusões e separações.

E mais uma vez, esse conjunto de interioridades vem a público num formato pouco usual para o circuito das artes visuais. explorando uma relação ainda mais próxima entre seus trabalhos, cláudio santos, grace passô, roberto bellini e fred paulino se lançam numa experiência que os músicos e vjs conhecem bem. Ao propor uma jam visual, sonora e ambiental nos espaços de uma antiga fábrica de tecidos, os quatro artistas buscam criar uma nova trama, uma outra simbiose entre suas poéticas e a forma de exibir seus trabalhos. O que mostra, mais uma vez, que o vasto território das artes visuais continua sendo um dos campos mais abertos à experimentação e à reinvenção de suas próprias fronteiras. 

Mário Ramiro

14 de maio de 2009 - galpão do 104 - praça da estação - belo horizonte - mInas gerais.


Nenhum comentário: